terça-feira, 13 de agosto de 2013

Perdoar e esquecer?

Perdoar e esquecer?


É possível perdoar qualquer coisa?

É possível perdoar qualquer coisa. Resta saber se a pessoa está preparada para isto. Na maioria das situações e de suas complexidades, leva tempo, anos, talvez décadas. Mas já esquecer, seja lá o motivo que causou grande decepção, nunca mais será esquecido. Principalmente porque é algo marcante, isto ficará então na lembrança. Assim como nós temos uma vasta lembrança de coisas boas, a nossa mente também registra o que nos fizeram de mal.

Quem perdoa, então não esquece?

Como disse, ninguém nunca esquece, pois foram coisas marcantes, ficam de fato, marcadas na nossa vida. Quem perdoa não quer dizer que esteja disponível e satisfeito com o pedido de perdão, e principalmente, queira se arriscar para lhe acontecer a mesma coisa no futuro. Existem os que dão nova chance e os que ficam na defensiva para novos acontecimentos.

Mas os dois perdoaram.

Coisas acontecem na vida... mas não precisam acontecer outra vez. Certo? É natural ter prudência. Pessoas também erram e isto também é natural. A decisão no entanto é pontual e cada caso é um caso.

Mas afinal, se não esquecemos, como perdoamos de verdade?

É importante dizer que o perdão é uma capacidade, que não acontece facilmente ou rapidamente. Como foi dito, é uma virtude e que em muitos casos precisa ser cultivada com muito tempo. É preciso muita força interior que vem de sabedoria e amor. A pessoa que perdoa não guarda rancores, mágoa, sentimento negativo, é uma bênção tanto para quem recebe como para quem concede.

O perdão é um ato de coragem e do coração, faz você experimentar o seu amor interior, o liberando da dor, do ressentimento que você carregou, e que feria mais a você mesmo que aos outros que o machucaram.

Perdoando, você deixa de ser vítima de quem lhe prejudicou.

Tentar fazer justiça é enganar-se e alimenta o ódio.

Quem age da mesma maneira, revidando com a mesma moeda tem o falso sentimento de que só assim poderá superar. Fica feliz com a desgraça que cometeu porque também sofreu então essa pessoa também precisa sofrer. Você de fato até acha por um momento que se sente aliviado ao responder da mesma maneira, ao dar o troco com a mesma moeda, - mas é só por um tempo... no fundo e mais a frente verá que gerou mais sofrimento e mais rancor ainda para si mesmo. Sua vida se torna amarga e você perceberá que essas emoções negativas e ódio inflamam em você, lhe queimam por dentro, sempre que pensa no assunto. Aquilo tira a sua paz e seu sono sempre. Quando uma pessoa nutre pensamentos rancorosos, fica arquitetando planos diabólicos para se vingar, esses pensamentos acumulam insônia, tensão, agitação, raiva, ódio e o destrói... Destrói a si mesmo, destrói sua paz mental, sua felicidade e sua vida.

Como diz Shakespeare: "Vingança, é como tomar veneno e esperar que o outro morra". Isto quer dizer que vingando-se, a alimentação de ódio e ressentimento aumentariam e você continuaria refém do que lhe aconteceu.

O perdão é uma escolha. E ele recupera o seu poder, o seu controle e assume a responsabilidade pelo que você sente. O perdão é a sua própria cura.

Pois o que está feito está feito e não pode ser mais desfeito, não há como voltar no tempo. Mas é possível mudar, é possível você tirar benefícios e aprendizado, e seguir em frente mais forte e sábio. Não adianta tentar mudar os acontecimentos e portanto não adianta guardar ressentimentos e pagar na mesma moeda, porque isto não resolve nada, pelo contrário, piora, pois isto perturba a sua própria mente e o deixa infeliz.

Conclusão:

Perdoar não é admitir algo doloroso e estar novamente propício ao erro. É algo que leva tempo e faz você aprender com a vida e analisar somente se é possível superar a situação. É livrar-se dos sentimentos ruins e mágoas que te fazem infeliz. Perdoar e esquecer também são coisas bem diferentes, e o que os diferencia é que quando alguma coisa está perdoada de verdade, você irá se lembrar dos acontecimentos (porque nada é esquecido), mas o importante é que abandonou os sentimentos negativos relacionados a aquilo, abandonou os sentimentos ruins que tinha. Você não está mais refém na situação, você está no controle novamente de sua vida.

O valor do perdão é imensurável.

Entenda esse valor e entenda que para perdoar você não precisa conviver com a pessoa. O importante é sentir seu coração mais leve e feliz. Seja feliz. Repito: Tanto quem perdoa como quem é perdoado é beneficiado com o perdão.  Compreenda que com este gesto você pode melhorar sua saúde física e mental. Você se liberta das amarras das mágoas e experimenta a vida novamente.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante essa sua versão sobre o perdão,perdoar alguém, é deixar pra traz coisas ruins e escrever um novo capitulo...

Unknown disse...

é isso aí, perdoar é escrever um novo capitulo!!!