terça-feira, 27 de agosto de 2013

O acreditar.

O acreditar.
Renato Trancoso

Vi uma postagem agora no facebook dizendo: "E se tudo que você acredita for uma ilusão?"
Bem... Talvez alguém diria que viveu a vida feliz. Porque? Porque sem dúvidas, acreditar em algo nunca fez mal. Muito pelo contrário.

Mas isto é certamente dispensável, porque o que acreditamos é uma verdade. Não acreditar em nada é que é ilusão.

É bem comum ver por aí que os céticos precisam de provas para acreditar em algo. Bem... isto não é mais acreditar, é constatar. Ora... Na nossa vida estamos rodeados de situações que envolvem crenças. Veja bem: quando você vai se deitar e crê que no dia seguinte irá acordar para trabalhar. Só crê... porque pode morrer dormindo. Somente no dia seguinte, quando acorda, é que tem a constatação da sua crença.

Assim é com quem tem fé. Vivemos e acreditamos que um dia teremos a nossa vida Eterna. Não é tão diferente.

Eu me pergunto: Se mais provas existissem, talvez os céticos não acreditariam da mesma maneira. Mesmo que o Próprio Deus viesse novamente à Terra e Se apresentasse, como ficariam as outras gerações depois de 100, 200 anos? Eles já também não acreditariam nas constatações pois não O viram com os próprios olhos, não é? Eles também não acreditariam no que quer que fosse documentado nesta época da segunda vinda.

Cético é cético...

Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. (Jo 20,29)

Então como acreditar em algo que não vejo, que não... constato?
Isto acontece porque as pessoas não se permitem acreditar. Estão limitadas. As provas existem e ter fé é reconhecer e colocar todas essas coisas num mesmo patamar: baseando-se em fatos comprovados, em estudos arqueológicos, em sentimentos, em observações e em documentos. Aliás: a Bíblia é um documento, de mais de 2 mil anos traduzida milhares de vezes e percorrendo o mundo todo. Como é possível um simples livro atravessar milênios e sobreviver tanto? Como é possível uma simples pessoa marcar a História do planeta? 

A resposta é: Porque não é um simples livro e não é uma simples pessoa. Isto sim é um fato. E não é só por isso... é porque caminharam junto com algumas provas e algumas constatações. Senão não haveria base alguma para se sustentar por tanto tempo. Certo? Ou será ainda que é porque Deus não deixa Sua Palavra se extinguir? 

“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” (Mateus 24.14)

“Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo...” (Isaías 43.10)

Pessoas que não se permitem acreditar, não conhecem a verdade. A verdade vista de outra forma. Sabemos que no mundo há inúmeras perguntas sem respostas, a nossa vida é uma incógnita. Como disse na postagem "O tamanho da Terra", é incrível vivermos numa bola flutuante do espaço e não achar explicação para isso... Mas é um fato curioso e inquieto: é uma bola flutuante no espaço... E... Isso é magnífico!
Temos também o funcionamento do corpo humano... Enfim, estamos rodeados de fenômenos supremos, e eles são simplesmente ignorados porque não temos uma explicação? Algumas coisas nunca serão desvendadas pelo homem. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Cor 2,14)

Nós temos então que acreditar. É isto que dá sentido a tudo. Não é possível ter todas as respostas de todas as perguntas à mão, porque sempre haverão novas perguntas. Por isso apenas  vivemos, sentimos, usamos os nossos outros sentidos (até mesmo os sentidos desconhecidos) para interpretar o que somos, de onde viemos e para onde vamos.

Ter fé é maravilhoso e só lhe faz bem. Se permita descobrir essa verdade. 

Leia e pesquise sobre os estudos, são inúmeros... Verá que a Ciência e Divindade caminham juntos.

Nenhum comentário: