sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Reflexão sobre o ciúmes

Abaixo uma reflexão sobre o ciúme e suas causas.

Primeiramente o que vem à ser ciúme? Isso tem alguma relação com amor?

O ciúme é um complexo sentimento de amor agregado à outro sentimento de posse. O sentimento de amor apenas relata carinho, cuidado, zêlo para com a outra pessoa. Quem quer bem, quem ama, cuida para que a pessoa amada se sinta realmente bem, se preocupa com o outro, acolhe-o, ouve-o, agrada o outro, dá carinho e atenção, mantém o outro sempre querido no ambiente, respeita-o. O amor é um sentimento de alteridade, isto é voltado para o outro e não para si mesmo.

Mas caminhando junto ao sentimento de amor há uma distorção deste zêlo, que é o sentimento de ciúme. O ciúme é um sentimento voltado para si mesmo, para quem o sente, pois é, na verdade, o medo que alguém sente de perder o outro ou sua exclusividade sobre ele. É um sentimento egocentrado, que pode muito bem ser associado à terrível sensação de ser excluído de uma relação. O normal, mais comum, é a pessoa sentir-se enciumada em situações eventuais nas quais, de alguma forma, se veja excluído ou ameaçado de exclusão na relação com o outro.

Neste caso, a sensação permanente de angústia e instabilidade, a insegurança em relação à si mesmo e ao outro, além da fragilidade da relação afetiva, podem levar à pessoa a manter um permanente "estado de tensão", temendo ser traído ou abandonado. Qualquer sinal do outro pode significar algo e a angústia da dúvida corrói a alma de quem é ciumento. Podem ocorrer em casos mais graves de ciúme, situações paranóicas e insanas em que a desconfiança do ciumento cede lugar a uma certeza infundada de que está mesmo sendo traído ou abandonado. O pensamento delirante muitas vezes toma conta de todo o psiquismo e atinge níveis insuportáveis de tensão interna. Aqui cabem exemplos como bolsas vasculhadas atrás de bilhetes, telefones ou mesmo da pessoa 'suspeita' ser seguida para constatar a traição.

Esse caso é extremamente psicótico, pois o ciumento já tem a falsa certeza de que está sendo traído mesmo e só procura confirmar tudo isso.

Paralelamente a este sentir ciúme, existe a forma de reagir perante este sentimento. Quanto mais intenso e menos controlável esse sentimento, maior o problema. Quanto maior o ciúme, mais as pessoas ultrapassam os limites da normalidade, para aos poucos, serem devoradas por uma obsessão capaz de destruir qualquer relacionamento.

De qualquer forma, o complexo sentimento de ciúme está longe de ser aquele "condimento" que torna a relação amorosa mais "apetitosa". É um sentimento autoritário, possessivo e neurótico, que leva via de regra ao sofrimento de quem o sente, e principalmente de quem padece nas mãos de um ciumento desconfiado e agressivo.

---
À Eloah, esteja junto à Deus.

Nenhum comentário: