sábado, 5 de junho de 2021

Estudo sobre as bem aventuranças

 Mateus 5, 1-12

"Naquele tempo: Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: 'Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. "

O que são as bem aventuranças?

As bem aventuranças de Jesus são e fazem parte do sermão do monte, aonde Jesus vai ministrar sobre uma realidade difícil de se alcançar, mas, necessária para o Reino de Deus. Uma vez escutei uma frase muito interessante sobre essa pregação da montanha que diz: “Quando Jesus ministrava, não estava condenando toda a humanidade, mas sim, apresentando um “homem ideal” aquele que devemos buscar todos os dias.”

Com isso, é possível compreender que não vem uma jornada fácil pela frente, porém, se perseveramos em querer ser, de forma verdadeira, um servo de Deus. Não podemos de forma alguma menosprezar, esse riquíssimo sermão. 

A palavra bem-aventurado tem várias traduções: é aquele que desfruta nesta vida ou após a morte terrena da bem aventurança, isto é da promessa divina, que alcançou o estado de santidade e de graça espiritual, afortunado, aquele que será “mais que feliz”.

Jesus então traz para nós o ensinamento daqueles que serão “mais que feliz”:  Os pobres de espírito, os que choram, os mansos, os que tem fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os que sofrem perseguições.

Reflexão de cada um:

*Pobres de espírito*

Pobreza de espírito não é pobreza financeira. Pobreza de espírito é humildade espiritual, são aqueles que reconhecem que são pobres ou nada sem Deus. Essa é uma pobreza espiritual. Não adianta achar que somos soberanos na nossa vida espiritual, que já sabemos de tudo. Essa “riqueza” é falsa. Vários mestres da Lei e dentre outros vários que rejeitaram a Jesus, esses são os falsos “ricos de espírito”. Devemos reconhecer, que o único soberano é o próprio Criador. O verdadeiro pobre de espírito clama pelo Espírito de Deus sempre em sua vida e reconhece o Salvador. Devemos nos encher dessa sabedoria. Jesus menciona que é dessas pessoas que será o reino dos céus.  _“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt 5-1,3)”_

*Os que choram*

O choro lava a alma, o choro é libertador. O choro vem de dentro para fora, de lá do seu íntimo, o choro sincero não é algo superficial. Ele vem por um sofrimento, arrependimento, por dor, por pranto, e ele nos limpa. O choro descrito nesse versículo é muito benéfico, pois traz uma comunhão que precisamos com o nosso Pai. A partir de saber disso, é sempre melhor chorar na presença de Deus. E aqui Jesus afirma que todos aqueles que choram de verdade, terão o consolo do Pai, terão a sua Misericórdia, terão a Sua Piedade, terão o seu Conforto. Serão consolados de verdade. E isso já está lá em Apocalipse: _“E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá maismorte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.” (Apocalipse 21.4)_

*Os mansos*

Muito parecido com os pobres de espírito, a mansidão nesse texto trata da nossa vida com Deus, devemos ser mansos com Deus, no sentido de aceitar os seus mandamentos e entendê-los que eles são os melhores para as nossas vidas, sem questioná-los. Sem questionar aquilo que está na Bíblia, que é a Sua Santa Palavra. Mais que feliz será aquele que é capaz de aceitar a vontade soberana de Jesus e do Pai em nossa vida. Esses herdarão a terra. Vivemos em uma sociedade que quer mandar em seu próprio umbigo, que quer fazer o que quiser com seus corpos, com seus estatutos, estilos de vida inadequados. Um servo verdadeiro não quer mandar em si mesmo, mas aceita que é servo e serve a Deus. Mais que feliz é que aquele que é obediente a Palavra. E esses herdarão a terra conforme Jesus. 

*Os que tem fome e sede de justiça*

Aquele que tem fome e sede de justiça não é aquele que sai apontando ou condenando todo mundo, como se fosse um justiceiro. Afinal isso é errado de acordo com a Bíblia: _“Não devemos julgar ninguém” (Lc 6.37-38,41-42)_ A fome e sede de justiça é a da Salvação. Quando temos sede e fome de justiça nos preocupamos com o irmão e queremos que nós e eles também cheguem ao pleno conhecimento da Verdade.  

Como Tiago diz:  _“Há apenas um Legislador e Juiz” (Tiago 4,12)_ Então o verdadeiro julgamento e a verdadeira justiça vem de Deus. E portanto temos que ter essa fome e sede Dele, vontade da sua Justiça. Ter fome e sede de justiça é buscar a retidão, a santidade e um relacionamento pleno com Deus, assim como o faminto deseja o alimento ou o sedento com a água.  

_“Ele protege os que Nele confiam” (Naum 1, 7)_ Se temos essa vontade de ter ou de levar a salvação para todos, vamos conseguir. Porque quem convence é o Espírito Santo mas Ele promete aqui que seremos fartos. _“Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: (Salmos 37:5)_

*Os misericordiosos*

_“Porque todos pecaram e destituídos ķestão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3,23)_

Ora, se recebemos a misericórdia maior do mundo, aquela que nos redimiu de nossos pecados e nos encaminha para a Salvação, o que nos faz achar que não devemos ser misericordiosos também? Jamais devemos negar misericórdia para alguém. Misericórdia significa não dar o troco, não bater naquele que te apunhalou pelas costas e entre outros.

"Pedro se aproximou e perguntou. Senhor: quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: _"Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete. (Mateus 18, 21-22)_

Perdoar infinitamente. É isso que Deus quer que façamos. Mas não significa que devemos esquecer. Perdoar e ter misericórdia é se livrar do sentimento ruim e que nos mata por dentro. É entregar a situação ao Senhor, o Pai da Misericórdia e dizer a Ele que estamos tentando ser como Ele, tentando imitar o Seu Filho.

Deus não alimenta o ódio, mas o perdão! O perdão é a expressão maior do amor. É aceitar e querer bem ao próximo assim como Ele é; é agir como Deus; é agir como Cristo. 

_“Pois, se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês.” (Mateus 6:14)_

_"Não procurem vingança nem guar¬dem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. (Levítico 19:18)_

*Os limpos de coração*

Coração limpo é ter um coração santificado em Deus. O coração desde sempre é um órgão que é usado como exemplo de nosso interior, de onde estão guardados nossos sentimentos. E a recompensa para aqueles que o manterem limpos é de que verão a Deus. Como deve ser a sensação de olhar a face de Deus? Já imaginou? Somente alguém santificado, puro e que mantém seus sentimentos limpos é que terão essa dádiva. 

_“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.” (Provérbios 4.23)_

_O coração deve ser purificado de seu orgulho (Provérbios 16.5)_; se não, em vez de ser “pobre de espírito” ele será arrogante e auto-suficiente; em vez de estar arrependido (alguém que chora verdadeiramente) ele será autocomplacente; em vez de ser “manso”, um homem será obstinado e impetuoso. O coração também deve ser purificado do duplo ânimo (Tiago 4.8), do egoísmo e da contenda (Tiago 3.14), e da incredulidade (Hebreus 3.12).

*Os pacificadores*

Pacificador é aquele que traz a paz. Devemos escolher ser uma pessoa que sempre preza pela paz ao invés da ira de alguém. Aquela pessoa que não cria contendas, fofocas, provocações, desavenças, situações ruins. Deus quer que nós sejamos essas pessoas de paz. E a sua promessa aqui por meio de Jesus no monte é de que seremos chamados Filhos de Deus.

Quem não é pela paz é o diabo. Ele que cria contendas, ele que cria situações ruins e portanto aqueles que seguem sempre provocando isso, não podem ser chamados filhos de Deus.

_“Aparta-te do mal e faze o bem; procura a paz e segue-a.” (Salmo 34:14)_

*Os que sofrem perseguição por causa da justiça*

Se um cristão cumprir tudo isso que Jesus falou, ele com certeza não terá uma vida fácil. Será perseguido como os profetas, e coisas ruins acontecem e aconteceram por causa do santo nome de Jesus. 

Mas a vida aqui na terra vai na contramão, tem de ser assim, isso realmente nos mostra que estamos na vontade de Deus. 

Muitas pessoas são perseguidas: Por algo que falou ou por algo que pensa. Mas ser perseguido por causa da Justiça (a de Deus) é a maior perseguição que podemos ter aqui na terra. E a nossa recompensa mais uma vez como diz Jesus assim como os pobres de espírito é o Reino dos céus.

*Conclusão*:

Devemos tentar cumprir cada ato descrito por Jesus em sua pregação no monte, se pararmos e analisarmos, percebemos que esse homem que Jesus descreve é um reflexo de seu próprio caráter e atitudes. E Jesus sempre nos trouxe desafios ao longo de sua vida, como seu novo mandamento: 

_“Eis que vos dou um novo mandamento: Ameis uns aos outros; como eu vos amei.” (João 13:34-35)_

Ora. Quem é capaz de amar como Jesus? Quem é capaz de ter o amor de Deus? Ele nos mostrou o amor supremo. É claro que Jesus sabe que tanto as bem-aventuranças ou imitá-lo em seu amor é impossível para nós que somos tão imperfeitos. Mas Ele quer que nos esforcemos para tentar chegar um pouco perto disso. 

Quanto mais praticamos cada uma delas, mais nos aproximamos do Espírito Santo.

_"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou."  (Efésios 5:1,2)_


Gostou deste estudo? Deixe sua gorjeta!
pix: r-trancoso@hotmail.com 

Nenhum comentário: