Cuidado: limpadores de escapamentos te pagam pela "sujeira".
Hoje bateu na minha porta um sujeito acompanhado de mais três oferecendo um serviço: limpeza de escapamentos. E ele ainda me pagaria pela sujeira do escapamento., cerc de 200 reais por kg da sujeira.
Desconversei logo e disse que ligaria caso interessasse.
Mas vamos aos fatos.
*Pode tirar o pó do catalisador?*
A resposta é: claro que não. E não se trata de uma "sujeira". A menos que você tenha um produto de desmanche para desmontagem e destruição, jamais retirar esse pó.
Remover o pó catalisador vai ocasionar desgaste prematuro de componentes até sua ruptura, causando perda de rendimento do motor, comprometimento da regulagem da injeção eletrônica e contrapressão do sistema de escapamento. Sendo assim, se for retirado, o veículo irá emitir mais gases nocivos na atmosfera, fazer mais ruído e danificar esses sistemas.
O pó do catalisador consegue converter o monóxido de carbono em dióxido de carbono, os hidrocarbonetos em dióxido de carbono e água e óxidos de nitrogênio em nitrogênio e oxigênio.
O pó de catalisador possui platina, ródio e paládio. Paládio por exemplo tem um preço altíssimo na indústria petroquímica valendo mais que o ouro, cotação atual de R$ 2.800 reais o kg, além de outros preciosos metais de altíssimo valor agregado.
Se baterem na sua porta, lembre do Michael Kyle: éééé não.
Gostou desta análise? Deixe sua gorjeta!
pix: r-trancoso@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário