segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Estudo sobre a verdade e a mentira

 Jesus, a Verdade

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (João 14:6)

Jesus Cristo ao nos dizer que é A Verdade, não veio simplesmente dizer que fala verdade. A Verdade em que se coloca é de nos apresentar a única Verdade Suprema, colocada diante de cada um de nós como forma de Ensinamento e em Ação e com um propósito: A de nos salvar. Essa Verdade contrapõe toda e qualquer verdade falsa, a verdade do mundo que as pessoas vivem e a verdade travestida de mentira. Estamos no mundo, mas não somos do mundo (Jo 17,14)

A verdade sempre é tratada na Bíblia como coisa muito séria. É tratada como nossa Salvação. E Ele sendo a Verdade, a única que nos Salva.

“Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos” (João 8:31)
“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" (Jo 8,32).
 

Dessa forma, pode-se verificar que, quando Jesus faz referência a “verdade” no versículo 32, não está se referindo exatamente ao vocábulo “verdade”, mas, sim, a Ele mesmo. Jesus disse que é a verdade. Por isso, quando os pecadores enfim o reconhecerem como tal, a “Verdade” – ou seja, “Jesus” – os libertará. E só assim eles serão “de fato livres”.

“Em verdade vos digo”, o que isso quer dizer?

Ao longo da Bíblia, Jesus na maioria de seus ensinamentos inicia com a sentença "Em Verdade vos digo", ou então duplamente: “Em verdade, em verdade vos digo”. Isso aparece registrado na Bíblia dezenas de vezes nos Evangelhos.

Jesus usa a expressão “em verdade em verdade vos digo” como introdução de uma declaração solene. Essa expressão serve como um alerta profundo e introduz uma declaração que trará uma apropriada conclusão ao que está sendo dito. Indica que o que se segue após o “em verdade em verdade vos digo” deverá ser recebido, refletido, assimilado e principalmente obedecido.

A expressão “em verdade em verdade vos digo” não somente introduz uma declaração que expressa uma verdade, mas também enfatiza que tal verdade é um fato e é muitíssimo importante merecedora de total atenção.

Não há qualquer registro de mais alguém que tenha usado essa expressão de forma semelhante a que Jesus usou. Ninguém mais além dele teria, de fato, autoridade para fazê-lo. No ensino de Jesus a expressão “em verdade em verdade vos digo” aparece pronunciada pelos lábios daquele que é, Ele próprio, a própria Verdade.

“Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.” (João 1:17)


O ponto central da Verdade em nossa vida.

"A verdade é a essência da tua palavra, e todas as tuas justas ordenanças são eternas." Salmos 119:160
"Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17"


"Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior gozo do que este, de ouvir que meus filhos andam na verdade" (3 João 1:3)

Não há bênção maior que andar na Verdade. Isso significa reconhecê-lo, aceitar que aquilo que Ele nos mostra. Estamos em constante desenvolvimento, em progresso constante, e por isso temos que permanecer na Verdade, na sua Palavra.

É possível que andemos na verdade, de modo que ela possa nos libertar do pecado - tanto as consequências dela, quanto seu poder sobre nós. Quantos mais dispostos, obedientes e rápidos em reconhecer a Verdade, mais rápido será nosso progresso.
A verdade de Deus é bem grande e profunda. A Palavra de Deus verdadeira se fez carne e habitou entre nós. Quando comparamos Sua Vida a nossa vida, vemos quão imensamente somos diferentes, mas uma luz se acende em nós.

A Verdade dessa luz que brilha em nossas vidas revela o que somos realmente por natureza e qual caminho devemos trilhar. E qual é o resultado de amar e reconhecer a verdade? Que seremos transformados de quem somos por natureza, e a viuda de Jesus será manifestada em nós.  

"Todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, seremos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" (2 Corintios 3:18)

"E qualquer que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro" (1 João 3:3)

Portanto, nós só podemos ser salvos e santificados no Senhor. Então receber a verdade de coração aberto, nos faz purificados, e o resultado será glorioso quando nos libertar e salvar.

E Mentira? O que significa mentira?

Mentira é algo intencional, o mentiroso conhece a verdade mas opta por falar outra versão dela e a afirma como sendo a verdade. A mentira se veste de verdade. A mentira então passa a ser uma falsa verdade, passa a ser credível. É algo enganador e com o propósito de deturpar, denegrir ou mudar algo.

Assim como a Verdade é tratada na Bíblia como algo extremamente sério e como a nossa Salvação, a mentira se mostra seu claro oposto.

É tão condenável para Deus que Ele mesmo gravou e deixou bem explícito como um dos pecados graves de seus Mandamentos: “Não levantarás falsos testemunhos contra o seu próximo”. (Exôdo 20:16).

E o próprio Jesus no Novo Testemunho, em João 8:4 diz "que o Diabo é o pai da mentira", ficando assim bem claro que como Ele é a Verdade, o Diabo portanto é o seu oposto.

Em Provérbios 6:16-19 Deus mostra sete coisas que ele odeia e abomina: "Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contentas entre irmãos".

Vemos que Deus odeia tanto a mentira que dentre as sete coisas que enumerou, duas de sua lista são sobre mentira:
1) língua mentirosa 2) testemunha falsa que profere mentiras.

“Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite.” (Provérbios 12:22)

“A falsa testemunha não ficará inocente; e o que profere mentiras não escapará.” (Provérbios 19:5)

Portanto a mentira é essencialmente algo contrário a Jesus Cristo e quem Ele é. E como dito, não ficará impune aquele que praticando algo que é abominável a Deus, a seu mandamento, a seus ensinamentos. Sempre que dizemos uma mentira, estamos praticando algo que é claramente maligno e isso trará consequências.

Hoje a mentira não é estranha em nosso mundo. Mente-se com muita facilidade e por qualquer razão. Infelizmente. Há pessoas que mentem diversas vezes por dia e há aquelas que nem percebem que estão mentindo, tamanha aptidão e frequência com que costumam mentir, tornou-se um hábito. Há a tendência também de classificar a mentira em "mentirinha" ou "mentirona", tendo isto como o nível de conflito que ela poderia causar se caso fosse descoberta. Nas suas muitas versões, a mentira torna-se plausível e aceitável socialmente, (quando considerada pequena) mas condenável quando grande.

Mas além do comum de considerar a mentira mais ou menos errada, para o cristão mentir deveria ser sempre algo ruim e reprovável. Os valores daquele que crê em Deus devem estar de acordo com os princípios que foram ensinados por sua Palavra.

Há um ditado popular que diz que "a mentira tem perna curta", isso porque, mais cedo ou mais tarde, será apanhada pela verdade. E está correto. Mas até lá, ela tem potencial para causar grandes problemas, dividir famílias e separar bons amigos. A mentira sempre precisa de outras para se sustentar. Por isso, é como uma bola de neve que vai sempre crescendo até se tornar em avalanche! Não considere a mentira como uma opção válida pra resolver um problema qualquer. A Bíblia nos adverte a buscar a sabedoria que vem do alto (Tiago 3:17), abandonar a mentira e dizer sempre a verdade (Efésios 4:25).

Mentirinha

Trata-se da versão mais aceita da mentira. Seria aquela brincadeira "ingênua" ou adulação que muitos fazem e consideram como sendo apenas "mentirinhas sem maldade".

"A mentira dá flores, mas não frutos..." Até mesmo aquela "bajulaçãozinha" ao filho ou amigo deve ser evitada. A adulação é um elogio exagerado, portanto mentiroso, que acarreta danos a quem a recebe. O adulado passa a ter uma visão falsa sobre si mesmo e acaba sendo impedido de rever, corrigir, se esforçar e melhorar aquilo que faz ou como se comporta. Elogios são bons, se forem verdadeiros. Cuidado com as pequenas mentiras, são como pequenas pedras de tropeço.

A mentirona

As mentiras, como as outras formas de pecados, diferem entre si, quanto ao tipo e à qualidade. Isso porque, algumas mentiras são piores e mais graves que outras, claro. A Bíblia relata ocasiões em que pessoas tiveram que mentir para se salvar ou proteger alguém de uma situação perigosa. É o caso de Raabe que precisou mentir para salvar a vida dos espiões (Josué 2:1-16). Por outro lado, condena atitudes como as de Ananias e Safira, que mentiram deliberadamente, omitindo o valor do terreno que dariam como oferta (Atos 5:1-11). Há uma grande diferença entre mentir para escapar das consequências das nossas más ações e mentir para salvar a vida de alguém, ou resolver uma situação injusta e cruel (como no caso das parteiras, que mentiram ao Faraó para salvar os bebes - Êxodo 1:15-21).

Conclusão:

"Ensina-me Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome" (Salmos 86:11)

Cristo é a Verdade e com sua luz veio ao mundo com o propósito de trazer a salvação. Ao mundo que já está um tanto corrompido. E veio ensinar com sua Vida o caminho e a Verdade Absoluta. Cabe a nós aceitar, segui-lo e permanecer nele com nossas imperfeições, tentando sempre não tropeçar.

E sobre a mentira, Deus deixou bem claro que odeia, enumerou duas em Provérbios e ainda tem um mandamento direto. Mas Ele como está acima de tudo, também conhece os corações e sabe qual a intenção real por trás de cada mentira proferida. Apesar de odiar tanto a mentira, Ele é misericordioso o suficiente para poder perdoar quem diz uma pequena ou grande mentira. Ele pode transformar tanto ao que é forçado a mentir (para evitar um mal maior), como aquele que decidiu enganar maliciosamente. Basta haver arrependimento, confissão e desejo de mudança.


Gostou deste estudo? Deixe sua gorjeta!
pix: r-trancoso@hotmail.com 

sábado, 9 de outubro de 2021

Blog Joga Muito!

E aí galera! 

Temos um novo parceiro e agora também estou fazendo parte do Blog Joga Muito, onde traremos informações, podcasts, análises, curiosidades e muito mais sobre o mundo do futebol! Se você curte futebol, visita lá já! Agora mesmo! 😂!

Deixa o seu comentário ou sugestões e já adiciona na sua lista de favoritos! Terá muitas novidades sempre! 

Conto com sua visita e comentários! São muito importantes! 

https://jogamuitonet.blogspot.com

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Marcador de página exclusivo disponível para você!

 O novo marcador de páginas do livro Contos da 01:00am está disponível totalmente gratuito para download!

Baixe aqui agora mesmo! 

Se você quiser verificar a compra do livro, compre-o aqui
Obrigado! 

Gostou deste presente? Deixe sua gorjeta!
pix: r-trancoso@hotmail.com 

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Sam Walton fundador Walmart e seu programa de treinamento

Achei essa mensagem muito interessante! 
___
Anos atrás, Sam Walton, fundador da maior rede de varejo do mundo, a Wal-Mart, abriu um programa de treinamento para seus funcionários, com muita sabedoria. Quando todos esperavam uma palestra sobre vendas ou atendimento, ele iniciou com as seguintes palavras:

“Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e espera pacientemente, enquanto o garçom faz tudo, menos anotar o meu pedido.

Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.

Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca usa a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.

Eu sou o homem que explica sua desesperada urgência por uma peça, mas não reclama quando a recebe somente após três semanas de espera.

Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, implorando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas… Engana-se.

Sabe quem eu sou? Eu sou o cliente que nunca mais volta!

Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua empresa, sendo que quando fui lá pela primeira vez, tudo o que deveriam ter feito era apenas uma pequena gentileza, simples e barata: tratar-me com um pouco mais de cortesia.

Só existe um chefe: O CLIENTE. E ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente ao faxineiro, simplesmente levando o seu dinheiro para gastar em outro lugar.

Gostou deste texto? Deixe sua gorjeta!
pix: r-trancoso@hotmail.com 

terça-feira, 22 de junho de 2021

Cuidado: Limpadores de escapamentos

 Cuidado: limpadores de escapamentos te pagam pela "sujeira".

Hoje bateu na minha porta um sujeito acompanhado de mais três oferecendo um serviço: limpeza de escapamentos. E ele ainda me pagaria pela sujeira do escapamento., cerc de 200 reais por kg da sujeira.

Desconversei logo e disse que ligaria caso interessasse.

Mas vamos aos fatos.

*Pode tirar o pó do catalisador?*

A resposta é: claro que não. E não se trata de uma "sujeira". A menos que você tenha um produto de desmanche para desmontagem e destruição, jamais retirar esse pó.

Remover o pó catalisador vai ocasionar desgaste prematuro de componentes até sua ruptura, causando perda de rendimento do motor, comprometimento da regulagem da injeção eletrônica e contrapressão do sistema de escapamento. Sendo assim, se for retirado, o veículo irá emitir mais gases nocivos na atmosfera, fazer mais ruído e danificar esses sistemas.

O pó do catalisador consegue converter o monóxido de carbono em dióxido de carbono, os hidrocarbonetos em dióxido de carbono e água e óxidos de nitrogênio em nitrogênio e oxigênio.

O pó de catalisador possui platina, ródio e paládio. Paládio por exemplo tem um preço altíssimo na indústria petroquímica valendo mais que o ouro, cotação atual de R$ 2.800 reais o kg, além de outros preciosos metais de altíssimo valor agregado.

Se baterem na sua porta, lembre do Michael Kyle:  éééé não.

Gostou desta análise? Deixe sua gorjeta!
pix: r-trancoso@hotmail.com 

sábado, 5 de junho de 2021

Estudo sobre as bem aventuranças

 Mateus 5, 1-12

"Naquele tempo: Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: 'Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. "

O que são as bem aventuranças?

As bem aventuranças de Jesus são e fazem parte do sermão do monte, aonde Jesus vai ministrar sobre uma realidade difícil de se alcançar, mas, necessária para o Reino de Deus. Uma vez escutei uma frase muito interessante sobre essa pregação da montanha que diz: “Quando Jesus ministrava, não estava condenando toda a humanidade, mas sim, apresentando um “homem ideal” aquele que devemos buscar todos os dias.”

Com isso, é possível compreender que não vem uma jornada fácil pela frente, porém, se perseveramos em querer ser, de forma verdadeira, um servo de Deus. Não podemos de forma alguma menosprezar, esse riquíssimo sermão. 

A palavra bem-aventurado tem várias traduções: é aquele que desfruta nesta vida ou após a morte terrena da bem aventurança, isto é da promessa divina, que alcançou o estado de santidade e de graça espiritual, afortunado, aquele que será “mais que feliz”.

Jesus então traz para nós o ensinamento daqueles que serão “mais que feliz”:  Os pobres de espírito, os que choram, os mansos, os que tem fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os que sofrem perseguições.

Reflexão de cada um:

*Pobres de espírito*

Pobreza de espírito não é pobreza financeira. Pobreza de espírito é humildade espiritual, são aqueles que reconhecem que são pobres ou nada sem Deus. Essa é uma pobreza espiritual. Não adianta achar que somos soberanos na nossa vida espiritual, que já sabemos de tudo. Essa “riqueza” é falsa. Vários mestres da Lei e dentre outros vários que rejeitaram a Jesus, esses são os falsos “ricos de espírito”. Devemos reconhecer, que o único soberano é o próprio Criador. O verdadeiro pobre de espírito clama pelo Espírito de Deus sempre em sua vida e reconhece o Salvador. Devemos nos encher dessa sabedoria. Jesus menciona que é dessas pessoas que será o reino dos céus.  _“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt 5-1,3)”_

*Os que choram*

O choro lava a alma, o choro é libertador. O choro vem de dentro para fora, de lá do seu íntimo, o choro sincero não é algo superficial. Ele vem por um sofrimento, arrependimento, por dor, por pranto, e ele nos limpa. O choro descrito nesse versículo é muito benéfico, pois traz uma comunhão que precisamos com o nosso Pai. A partir de saber disso, é sempre melhor chorar na presença de Deus. E aqui Jesus afirma que todos aqueles que choram de verdade, terão o consolo do Pai, terão a sua Misericórdia, terão a Sua Piedade, terão o seu Conforto. Serão consolados de verdade. E isso já está lá em Apocalipse: _“E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá maismorte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.” (Apocalipse 21.4)_

*Os mansos*

Muito parecido com os pobres de espírito, a mansidão nesse texto trata da nossa vida com Deus, devemos ser mansos com Deus, no sentido de aceitar os seus mandamentos e entendê-los que eles são os melhores para as nossas vidas, sem questioná-los. Sem questionar aquilo que está na Bíblia, que é a Sua Santa Palavra. Mais que feliz será aquele que é capaz de aceitar a vontade soberana de Jesus e do Pai em nossa vida. Esses herdarão a terra. Vivemos em uma sociedade que quer mandar em seu próprio umbigo, que quer fazer o que quiser com seus corpos, com seus estatutos, estilos de vida inadequados. Um servo verdadeiro não quer mandar em si mesmo, mas aceita que é servo e serve a Deus. Mais que feliz é que aquele que é obediente a Palavra. E esses herdarão a terra conforme Jesus. 

*Os que tem fome e sede de justiça*

Aquele que tem fome e sede de justiça não é aquele que sai apontando ou condenando todo mundo, como se fosse um justiceiro. Afinal isso é errado de acordo com a Bíblia: _“Não devemos julgar ninguém” (Lc 6.37-38,41-42)_ A fome e sede de justiça é a da Salvação. Quando temos sede e fome de justiça nos preocupamos com o irmão e queremos que nós e eles também cheguem ao pleno conhecimento da Verdade.  

Como Tiago diz:  _“Há apenas um Legislador e Juiz” (Tiago 4,12)_ Então o verdadeiro julgamento e a verdadeira justiça vem de Deus. E portanto temos que ter essa fome e sede Dele, vontade da sua Justiça. Ter fome e sede de justiça é buscar a retidão, a santidade e um relacionamento pleno com Deus, assim como o faminto deseja o alimento ou o sedento com a água.  

_“Ele protege os que Nele confiam” (Naum 1, 7)_ Se temos essa vontade de ter ou de levar a salvação para todos, vamos conseguir. Porque quem convence é o Espírito Santo mas Ele promete aqui que seremos fartos. _“Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: (Salmos 37:5)_

*Os misericordiosos*

_“Porque todos pecaram e destituídos ķestão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3,23)_

Ora, se recebemos a misericórdia maior do mundo, aquela que nos redimiu de nossos pecados e nos encaminha para a Salvação, o que nos faz achar que não devemos ser misericordiosos também? Jamais devemos negar misericórdia para alguém. Misericórdia significa não dar o troco, não bater naquele que te apunhalou pelas costas e entre outros.

"Pedro se aproximou e perguntou. Senhor: quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: _"Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete. (Mateus 18, 21-22)_

Perdoar infinitamente. É isso que Deus quer que façamos. Mas não significa que devemos esquecer. Perdoar e ter misericórdia é se livrar do sentimento ruim e que nos mata por dentro. É entregar a situação ao Senhor, o Pai da Misericórdia e dizer a Ele que estamos tentando ser como Ele, tentando imitar o Seu Filho.

Deus não alimenta o ódio, mas o perdão! O perdão é a expressão maior do amor. É aceitar e querer bem ao próximo assim como Ele é; é agir como Deus; é agir como Cristo. 

_“Pois, se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês.” (Mateus 6:14)_

_"Não procurem vingança nem guar¬dem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. (Levítico 19:18)_

*Os limpos de coração*

Coração limpo é ter um coração santificado em Deus. O coração desde sempre é um órgão que é usado como exemplo de nosso interior, de onde estão guardados nossos sentimentos. E a recompensa para aqueles que o manterem limpos é de que verão a Deus. Como deve ser a sensação de olhar a face de Deus? Já imaginou? Somente alguém santificado, puro e que mantém seus sentimentos limpos é que terão essa dádiva. 

_“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.” (Provérbios 4.23)_

_O coração deve ser purificado de seu orgulho (Provérbios 16.5)_; se não, em vez de ser “pobre de espírito” ele será arrogante e auto-suficiente; em vez de estar arrependido (alguém que chora verdadeiramente) ele será autocomplacente; em vez de ser “manso”, um homem será obstinado e impetuoso. O coração também deve ser purificado do duplo ânimo (Tiago 4.8), do egoísmo e da contenda (Tiago 3.14), e da incredulidade (Hebreus 3.12).

*Os pacificadores*

Pacificador é aquele que traz a paz. Devemos escolher ser uma pessoa que sempre preza pela paz ao invés da ira de alguém. Aquela pessoa que não cria contendas, fofocas, provocações, desavenças, situações ruins. Deus quer que nós sejamos essas pessoas de paz. E a sua promessa aqui por meio de Jesus no monte é de que seremos chamados Filhos de Deus.

Quem não é pela paz é o diabo. Ele que cria contendas, ele que cria situações ruins e portanto aqueles que seguem sempre provocando isso, não podem ser chamados filhos de Deus.

_“Aparta-te do mal e faze o bem; procura a paz e segue-a.” (Salmo 34:14)_

*Os que sofrem perseguição por causa da justiça*

Se um cristão cumprir tudo isso que Jesus falou, ele com certeza não terá uma vida fácil. Será perseguido como os profetas, e coisas ruins acontecem e aconteceram por causa do santo nome de Jesus. 

Mas a vida aqui na terra vai na contramão, tem de ser assim, isso realmente nos mostra que estamos na vontade de Deus. 

Muitas pessoas são perseguidas: Por algo que falou ou por algo que pensa. Mas ser perseguido por causa da Justiça (a de Deus) é a maior perseguição que podemos ter aqui na terra. E a nossa recompensa mais uma vez como diz Jesus assim como os pobres de espírito é o Reino dos céus.

*Conclusão*:

Devemos tentar cumprir cada ato descrito por Jesus em sua pregação no monte, se pararmos e analisarmos, percebemos que esse homem que Jesus descreve é um reflexo de seu próprio caráter e atitudes. E Jesus sempre nos trouxe desafios ao longo de sua vida, como seu novo mandamento: 

_“Eis que vos dou um novo mandamento: Ameis uns aos outros; como eu vos amei.” (João 13:34-35)_

Ora. Quem é capaz de amar como Jesus? Quem é capaz de ter o amor de Deus? Ele nos mostrou o amor supremo. É claro que Jesus sabe que tanto as bem-aventuranças ou imitá-lo em seu amor é impossível para nós que somos tão imperfeitos. Mas Ele quer que nos esforcemos para tentar chegar um pouco perto disso. 

Quanto mais praticamos cada uma delas, mais nos aproximamos do Espírito Santo.

_"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou."  (Efésios 5:1,2)_


Gostou deste estudo? Deixe sua gorjeta!
pix: r-trancoso@hotmail.com 

sábado, 8 de maio de 2021

Dicas de como elaborar um currículo

 Eae galera. 

Para quem está procurando emprego, conversei com um especialista em RH e vai aí umas dicas muito boas. Há um bom tempo as empresas mudaram sua forma de analisar um currículo e o fazem em cerca de 4 segundos em média. (Sim, isso é triste, mas é verdade). Claro que não é todos, mas são a grande maioria.

Tem algumas empresas que usam até um software de inteligência artificial capaz de fazer uma pré-análise e pré-filtro antes de chegar na mão do recrutador. Recrutadores e empresas recebem milhares de currículos por dia. 

Então, a melhor maneira de fazer o currículo é: seja direto, suscinto e prático. Não encher de informação. A começar das dicas básicas: Não coloque graduação e colégio juntos, cite apenas a sua última colocação em escolaridade. Elimine se possível a guia "especialidade", a não ser que seja realmente indispensável, pois isso pode ir na sua carta de apresentação. Na carta de apresentação, você pode elaborar melhor e colocar tudo que você não colocou no currículo, da forma de que você quer "se vender para a empresa" e com palavras melhores, mas também não a faça muito longa ou cansativa.

"Em experiência profissional", cite apenas duas ou três empresas anteriores no máximo (e de preferência que esteja em conformidade com o cargo que você está se candidatando). Nas atribuições do seu cargo não coloque palavras corridas como ex: "exerci a função de atendimento ao público presencial e ao telefone recepcionando os clientes, auxiliando também no arquivo etc..." escreva em tópicos:

- Atendimento e recepção de clientes.

- Arquivo

Descarte e não mencione cursos como "Pacote Office, Digitação, Windows". Hoje em dia essas coisas são primordiais / essenciais saberes sendo o mínimo para se trabalhar com computador (Se a vaga tiver interação com computador). É o mesmo que dizer que você fala português aqui no Brasil, entende? Cite apenas os cursos que julga complexos e relevantes. Obs.: Salvo se estes forem apenas os seus únicos cursos realizados, então reúna-os apenas como "Curso Informática" e o nome da escola.

Outra coisa que vai te deixar muito puto, mas infelizmente é verdade e que tem se tornado um costume das empresas é que a vaga que você estiver se candidatando precisa estar no seu nível de escolaridade. Não adianta você tentar se candidatar a uma vaga que requer ensino médio tendo a graduação completa, achando que isso será uma vantagem, porque muitas das vezes é o contrário que acontece. As empresas descartam o seu currículo já nesse ponto por "excesso de qualificação". É como se pensassem e já pré-julgassem que você vai abandonar o emprego na primeira oportunidade.

Ressalto mais uma vez: Tudo isso não é uma regra, e nem todas as empresas agem ou avaliam as pessoas desta forma, mas é um costume, uma prática atual de grande parte.

Então é isso. Espero ter ajudado.


Gostou desta dica? Deixe sua gorjeta!
pix: r-trancoso@hotmail.com