sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Não conte a ninguém


Durante praticamente toda minha vida, segui uma linha de pensamento que buscava não elevar muito as expectativas e sempre calcular as coisas por baixo. Desta forma, pensava eu, evitaria qualquer tipo de frustração. “Ah, o cartão de crédito vai vir uns 800 reais” - Só para vir 200 e eu ficar feliz. “Aquela mulher ali? Nada, nem vai rolar” - Uma semana depois já estava tudo arranjado. “Duvido que meu time ganhe esse jogo, vou assistir só por diversão” - Pimba. Goleada.

Dizem que o negativismo atrai, exatamente, o negativo. Ok, concordo plenamente com esta idéia, mas somente na teoria. Não sei em qual fase da vida eu mudei, mas o fato é que durante o período em que comecei a elevar minhas expectativas, as coisas começaram a não dar tão certo. O dinheiro, que sempre achava que ganharia menos e ganhava mais, passei a esperar mais e ganhar menos. Mesma coisa com diversão (antigamente: leia-se mulheres), por mais que o ciclo não tenha diminuído, eu passei a, não sei por que diabo de motivo, esperar mais e por conseqüência, colher menos. Mesma regra pro cartão, pro time de futebol e vários outros fatores importantes. Só a porra da megasena que eu sempre achei que ia perder. E sempre perdi mesmo.

A mãe de um grande amigo meu já dizia: “Não conte pra ninguém sobre algo que ainda não aconteceu, porque isso faz não acontecer”. Superstição? Bobagem? Crença sem valor? DÁ CERTO! Desde que comecei a ver as coisas virarem poeira após contar aos meus amigos antes de acontecer, adotei a política da boquinha de siri, que por sinal é uma metáfora que eu não consigo compreender.

As pessoas por mais que gostem de você, não gostam quando uma coisa dá certo com você. (salvo raríssimas exceções: tipo a sua mãe), elas sentem e pensam algo como: "Caralho, porque comigo não acontece isso?". ou então "Grande coisa, já me aconteceu algo melhor em 2004.". É um sentimento sempre individualista. Sim, é assim mesmo, espero que para você não seja surpresa. E pode ser pior: "Uuuhh, tomara que perca tudo, seu infeliz!". E por fora aquele grande sorriso e palavras falsas.

Dizem que a melhor forma de enfrentar uma crise, é resgatar os valores essenciais de quando dava certo. Ora, fodam-se as ideologias, eu prefiro essa teoria renascentista à idéia de energia positiva ou negativa, certo ou errado, pecado ou sacro. O homem medieval já morreu e, se for para fazer o errado dar certo, amem e bola no gol.

Nenhum comentário: