domingo, 1 de novembro de 2015

Com licença, por favor?

Todo mundo sabe que a frase: "Com licença, por favor?" já não funciona mais no Metrô de SP, não como efetivamente deveria. Mesmo as pessoas estando bem na frente das portas, mesmo você falando em alto e bom som e até mesmo o script do Metrô "Não fique na região das portas, isto atrasa a vida dos outros" não ajudam. As pessoas parecem que não escutam, fingem que não escutam ou gostam de ser esse atraso na vida dos outros mesmo.

De qualquer forma, pensando nisso, passei a utilizar em alguns casos extremos uma técnica que é praticamente infalível para poder sair do Metrô nos horários de pico ou quando estiver extremamente cheio, já que a prática gentil não é mais eficaz.

Apenas diga alto: "LICENÇA, POR FAVOR, PASSANDO MAL AQUI, VOU VOMITAR". Pronto. É como se abrisse um portal exclusivo para você, apenas faltando estenderem uma tapete e soar uma música de fundo em clarinetes: "Óóóóhhhmmmmm". Mesmo se você estiver no centro do trem, as leias da Física se rompem e fariam certamente Newton revê-las.

Todos se mexem, sem exceção. E saem da sua frente de qualquer maneira e em milésimos de segundos. Mas não pense que é porque as pessoas são solidárias a uma pessoa que ta passando mal. Não, nada disso. A chave disso, são as palavras "vou vomitar" que traz a mente imediatamente a imagem de alguém te sujando com algo fedido e isso faz com que o instinto primitivo de auto-defesa e sobrevivência seja acionado. Sem perceber, as pessoas se vêem correndo para as colinas.

xD

Nenhum comentário: