quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Especial de Natal

Seja rico ou seja pobre o velhinho sempre vem!

Papai Noel, o velho gordo capitalista e toda a sua panaquice materialista natalina.

"ho ho ho ho"

Tá ai algo que não entendo, pra que o Papai noel tem esse ho..ho..ho..ho...? Parece tosse de velho que acabou de fumar do que uma risada. Mas deixa pra lá.. Pois bem o Natal está chegando. Daqui mais alguns poucos dias começam a Simone e o Ivan Lins cantar aquelas musicas ridículas de natal. afffff, ninguém merece...

o Natal, aaah o Natal. É um dia lindo sobretudo, com um clima bom (geralmente chove um pouco nos dias que o antecede), época cheia de amor. [tem gente que fica mais amorosa, sim, heh não resisti aos meus eufemismos]. Ainda me lembro de quando eu era um menininho que acreditava no Papai Noel, de barba e todo vermelho com aquele roupão e barrigona. Dia 25 de Dezembro, eu, meus amigos e primos nem ceávamos direito para poder esperar os presentes e poder ver o Papai Noel. Mas ele nunca vinha... Engraçado que os presentes estavam lá sempre... sempre!

Bem mas hoje, com meus 20 anos de idade, um pé na tumba e o outro fora, com uns neurônios e umas pecinhas na cabeça funcionando um pouco melhor, eu vejo o que [infelizmente] há por trás disso tudo: capitalismo, consumismo e materialismo puro.

O Natal é carnaval, festa, ambição. Somos crianças e o Papai Noel existe para a mídia, as pessoas não vêem um palmo na frente do nariz além dos presentes e dessa comemoração escrúpula e é nesse exato instante que a mídia joga em cima de nós seus produtos caros e “mágicos”.

Mas o Natal nunca foi Papai Noel, ou pelo menos não era pra ter sido. O Natal é o nascimento de Jesus Cristo, e é isso que devemos comemorar. [Calma! Se você não é católico ou religioso, fique aqui pois não vou recitar as palavras da Bíblia.] O Natal é para ser uma época de amor, de prosperidade e principalmente de reflexão. Então para quê tanta porcaria e essa coisa ridícula?

O Natal é mais que isso, é um dia em que devemos pensar nos outros. Enquanto estou comendo, tem alguém passando fome; enquanto eu tomo banho, tem alguém sujo; enquanto eu bebo água, existe alguém passando sede; toda vez que eu toco piano, tem alguém que não tem nem um apito pra tocar; enquanto um monte de gente compra seus presentes caros no Natal, esse dinheiro poderia ser doado para uma instituição de crianças abandonadas; enquanto eu sei escrever e exponho minhas idéias num blog, tem gente que daria absolutamente tudo para estar na escola e ter um computador com acesso à internet.

Eu sei que tudo isso é muito esquerdista, e que ninguém consegue pensar assim a toda hora, para falar a verdade, nem eu que estou escrevendo tudo isso. Mas, e se todo mundo pelo menos pensasse nisso agora, hoje e nessa semana que antecede o natal, eu acho que o mundo estaria um pouco mais caridoso e melhor. Mesmo que pensamentos não mudem muita coisa, mesmo que poucas pessoas consigam agir caridosamente...

Para quê tanto consumismo? O quê nós levaremos desse mundo? O quê vai acontecer com esses meros objetos depois que formos embora? Alguém vai lembrar e sentir saudades da gente porque nós tínhamos muitos bens ou porque fomos pessoas boas, humildes e ajudamos os outros?

Tudo bem, existem muitas pessoas que não são consumistas e que fazem um Natal bom, eu claro não posso generalizar, nem sou tãããããooo caridoso assim, e não repudio totalmente a confraternização dos presentes, mas é óbvio que precisa de ser mais que isso, precisa de entender toda essa festa, precisa de pensar.

O Papai Noel não existe mesmo...Mesmo não existindo e tendo essa imagem feia capitalista feito pela mídia, ele faz o Natal de algumas crianças um pouco mais feliz sim... Elas não sabem... são só crianças...

Mas nós sim. Temos uma missão: vamos fazer do Natal e dos nossos dias, uma festa solidária e humilde. E vamos levar para o ano futuro de 2008 e para o nosso cotidiano esse verdadeiro espírito de fraternidade.

Uma boa semana.

Nenhum comentário: