Eae galera.
Para quem está procurando emprego, conversei com um especialista em RH e vai aí umas dicas muito boas. Há um bom tempo as empresas mudaram sua forma de analisar um currículo e o fazem em cerca de 4 segundos em média. (Sim, isso é triste, mas é verdade). Claro que não é todos, mas são a grande maioria.
Tem algumas empresas que usam até um software de inteligência artificial capaz de fazer uma pré-análise e pré-filtro antes de chegar na mão do recrutador. Recrutadores e empresas recebem milhares de currículos por dia.
Então, a melhor maneira de fazer o currículo é: seja direto, suscinto e prático. Não encher de informação. A começar das dicas básicas: Não coloque graduação e colégio juntos, cite apenas a sua última colocação em escolaridade. Elimine se possível a guia "especialidade", a não ser que seja realmente indispensável, pois isso pode ir na sua carta de apresentação. Na carta de apresentação, você pode elaborar melhor e colocar tudo que você não colocou no currículo, da forma de que você quer "se vender para a empresa" e com palavras melhores, mas também não a faça muito longa ou cansativa.
"Em experiência profissional", cite apenas duas ou três empresas anteriores no máximo (e de preferência que esteja em conformidade com o cargo que você está se candidatando). Nas atribuições do seu cargo não coloque palavras corridas como ex: "exerci a função de atendimento ao público presencial e ao telefone recepcionando os clientes, auxiliando também no arquivo etc..." escreva em tópicos:
- Atendimento e recepção de clientes.
- Arquivo
Descarte e não mencione cursos como "Pacote Office, Digitação, Windows". Hoje em dia essas coisas são primordiais / essenciais saberes sendo o mínimo para se trabalhar com computador (Se a vaga tiver interação com computador). É o mesmo que dizer que você fala português aqui no Brasil, entende? Cite apenas os cursos que julga complexos e relevantes. Obs.: Salvo se estes forem apenas os seus únicos cursos realizados, então reúna-os apenas como "Curso Informática" e o nome da escola.
Outra coisa que vai te deixar muito puto, mas infelizmente é verdade e que tem se tornado um costume das empresas é que a vaga que você estiver se candidatando precisa estar no seu nível de escolaridade. Não adianta você tentar se candidatar a uma vaga que requer ensino médio tendo a graduação completa, achando que isso será uma vantagem, porque muitas das vezes é o contrário que acontece. As empresas descartam o seu currículo já nesse ponto por "excesso de qualificação". É como se pensassem e já pré-julgassem que você vai abandonar o emprego na primeira oportunidade.
Ressalto mais uma vez: Tudo isso não é uma regra, e nem todas as empresas agem ou avaliam as pessoas desta forma, mas é um costume, uma prática atual de grande parte.
Então é isso. Espero ter ajudado.
Gostou desta dica? Deixe sua gorjeta!
pix: r-trancoso@hotmail.com