quarta-feira, 17 de agosto de 2016

É picanha?

Estávamos em um debate no grupo whatsapp de uma situação real onde um cliente num restaurante na hora de pagar seu prato sinalizou que só depois de comer uma picanha, percebeu que era picanha suína. Ele até elogiou e não demonstrou insatisfação, mas alegou que o certo é que devia estar escrito na plaquinha na frente do prato do self service PICANHA SUÍNA,  e não somente PICANHA como estava.

O gerente ao invés de concordar, visto o cliente fez uma simples sinalização e até elogiou a comida, resolveu rebater dizendo que o cliente precisa saber o que está selecionando pra comer. O cliente então frustrado e contrariado argumentou que não tinha curso de açougueiro, que não era obrigado a saber disso e que cortes de carnes são muito difíceis de serem identificados depois de assados. E então depois de várias farpas trocadas, a conclusão foi que o cliente disse que não volta mais. Na minha opinião isto tudo poderia ter sido evitado. Sabemos que a célebre frase "o cliente tem sempre razão"  está errada, mas ela foi escrita com um propósito: Ouvir o cliente. Apenas ouvir.


 Na minha opinião o cliente precisa estar informado de tudo, desde cláusulas contratuais até uma mera picanha que está comendo. Quem quer ter um cliente, não pode dar margem para nada. Isso não era uma reclamação, mas virou uma briga de ego por parte do gerente para não reconhecer o seu erro e então do cliente para não ser menosprezado. Eu já confundi bife com fígado. Normal. Se há dificuldade em mudar a plaquinha, penso que o restaurante poderia adotar a medida de não colocar plaquinha em nenhum prato. Mas se decidiram informar o prato, a informação precisa ser completa e sem erros. Toda informação precisa. Uma placa de trânsito errada pode trazer multas, pode trazer acidentes... Uma informação errada quando você está perdido, vai te levar ao lugar errado. Informação não pode induzir ao erro.

Então no grupo alguns concordaram, outros não. E em meio a isso, surge um vegetariano com a seguinte frase:
- Eu vejo animais mortos.
Respondi imediatamente:
- Com que frequência?
E a pessoa saiu do grupo.
:/
Poxa cadê o senso de humor?