Esses dias vi na televisão um debate interessante. Traição pela internet é possível? existe? É da mesma forma um erro com o(a) parceiro(a)?
Um dos participantes defendia com unhas e dentes o fato de que não é um traição. Não há contato fisico, porque não tem a consumação do ato, não há a ultrapassagem para a realidade.
Realidade essa que, enquanto virtual, para ele, não era real. Sendo assim sustentou seu argumento que, enquanto na internet, não estamos vivendo a vida real.
Bom senhores visitantes do meu blog... É fato que ao fazer sexo com alguém pela webcam não é como fazer ao vivo, óbvio, não há contato fisico, isso é uma questão de lógica. Mas podemos chamar isso de sexo? Claro que sim! As duas mentes estão sintonizadas num mesmo propósito, com as mesmas intenções, com os mesmos desejos, obtendo prazer recíproco e se vendo por uma câmera. As pessoas não são reais? E agora se eu tiver um relacionamento fixo, fazer "sexo" pela webcam não é uma traição? Claro que sim!
Vamos por partes.
Primeiramente o que é traição? Traição é mentira, violação da confiança alheia, adultério, ato que causa dor ao semelhante íntimo, coisa feita sem o consentimento de uma das partes, quebra de fidelidade.
Pois bem, sabendo que um relacionamento tem como base a confiança e da fidelidade, e que tudo que se faz é feito com o consentimento do outro. Procurando outras formas de prazer e se tendo plena consciência disto de que se o outro saber, ficará magoado, não é uma traição? Qual é o parceiro(a) que ficaria feliz vendo o outro nu "transando" com outra pessoa numa câmera? (Exclui-se daqui as pessoas liberais que até mesmo não ligariam se fosse presencial). Ora... As relações da internet, tanto social como qualquer interação, são apenas uma extensão da nossa realidade!
Apesar do que se está vendo na câmera, serem feitos de pixels virtuais e sem contato físico. Ali há uma pessoa por trás, há uma intenção, há uma mentira, há uma coisa sendo feita as escondidas para não magoar o outro. Portanto, isto é uma traição sim amigos, e com a mesma intensidade.
A internet apesar de ser virtual, é real. Tudo o que fazemos, somos responsáveis pelos nossos atos.
Traição é muito mais profundo do que uma relação fisica. A traição está ligada à confiança e a maturidade de um relacionamento. O fato de uma pessoa procurar outra forma de prazer que não a com a sua parceira, é uma traição porque se seu relacionamento não vai bem, deve-se conversar com seu parceiro, não extravasar atrás de uma câmera, se reprimindo e estando com a falsa certeza de que isso não é nada demais. Isto uma hora irá levar ao ato fisico.
Reprimir emoções e sentimentos e se esconder da verdade atrás de uma câmera, é ser covarde o bastante para se anular como resolutivo de um conflito: o prazer que não se está sentindo no seu relacionamento atual sendo necessário a busca de algo ou alguém (mesmo que virtual) para lhe suprir.
Conclusão:
Ao buscar prazer em outra pessoa (de qualquer forma) está se destruindo o seu relacionamento atual, ao longo prazo (ou em muitas vezes, em muito curto prazo). Uma hora, a traição virtual leva ao ato físico.
Ao mentir e fazer as coisas escondidas para não ser pêgo, está se traindo e se envolvendo em situações que não se resolvem e te dão a falsa sensação de que não se está fazendo nada demais.
A carência / conflito / problema se revolve com diálogo.