segunda-feira, 2 de março de 2009

Análise: Fim dos tempos.

Fim dos tempos

Ontem eu vi o mais novo filme de M. Night Shyamalan, "Fim dos tempos". Não sou lá fã do Shyamalan, prefiro milhões de vezes Stephen King ou Darabont. E um outro diretor que não é muito do gênero: Roman Polanski. Mas gostei de o Sexto Sentido dele por exemplo, que foi muito bem projetado e interpretado fantasticamente por Halley e Bruce Willis com um final incrível. Já outro filme de M. Night que falam muito bem e que ainda não vi é 'Sinais' onde Mel Gibson interpreta o papel principal. "A vila" foi outro filme que prendeu a atenção mas de um modo geral achei ainda ruim. Mas esse filme: "Fim dos tempos" foi a gota. Muito decepcionante...

Errôneamente algumas pessoas radicais afirmam que "quem não gostou do filme é quem não entendeu". O filme dá a idéia, da natureza retribuindo ao homem a devastação que o próprio homem aplica sobre a natureza, árvores e plantas evoluiram-se rapidamente e exalam no ar uma neurotoxina que faz os humanos perderem o controle, ficarem desorientados e se suicidarem.

Meu, o clima de suspense que se instaura nsse filme por causa do medo do desconhecido, do invisível blá, blá blá... é muito mala.

A idéia é boa e muito interessante, mas terrivelmente mal executada! Atuações pífias, closes frontais insistentes e irritantes do diretor... Shyamalan chega a ser previsível ao colocar um noticiário exibindo os acontecimentos do filme, patético! E um final medonho de panaca, sem pé e nem cabeça, desmoronando por inteiro o roteiro.

E mais: o título do filme em português só serve pra criar um marketing abusivo criando falsas expectativas no público. Não vejo o mal em se o título fosse traduzido como "O acontecimento" do inglês original "The happening", seria muito melhor, e não algo apocalíptico e abominável como "Fim dos Tempos".

Deprimente e lastimável.

Infelizmente tenho que dizer isso, um dos piores filmes que eu vi do ano. Mas todo diretor bom, tem direito de dar uma derrapada de vez em quando não é mesmo?